Como a cultura se tornou fundamental para as empresas
No início, a cultura era vista como desnecessária. Alguns até ridicularizavam o conceito. Atualmente, é fundamental construir uma cultura organizacional funcional e voltada para os objetivos de cada empresa. Tão fundamental, que deve ser a primeira questão a ser trabalhada, antes de pensar em vendas, equipe, etc.
Mentalidades ultrapassadas consideram que a cultura não gera venda, e que vender é a única coisa que importa. Mas atualmente sabemos que através de uma cultura consolidada os objetivos de qualquer negócio são alcançados com mais eficiência.
A maioria das empresas, principalmente as pequenas, ainda vê a cultura organizacional como algo que existe, mas que está muito distante do cotidiano das empresas. Enquanto isso, marcas de sucesso chegam a gastar mais de 5 milhões de reais para investir em cultura organizacional.
Vemos então que investir em cultura desde o começo é a maneira mais viável para consolidar um negócio. Uma grande empresa sem cultura estruturada passará por vários imprevistos e ineficiências que podem significar insucesso.
O que é cultura organizacional ?
A cultura organizacional se refere ao modo como as coisas acontecem em uma empresa - como as pessoas se relacionam, como os líderes se posicionam e quais são os rituais, ritmos e rotinas que fazem parte do dia a dia da empresa.
Por exemplo: como os líderes tratam seus subordinados, como as equipes encaram desafios e dificuldades, quais são as reações diante de erros e coisas que não acontecem como o esperado, etc. A cultura da empresa dita as reações e comportamentos dentro da organização. E tudo começa com os próprios donos e líderes.
A cultura come a estratégia no café da manhã. Sem cultura, empresas trilham caminhos na escuridão.
O primeiro passo para a mudança é diagnosticar o problema: se sua empresa não tem uma cultura definida de maneira estratégica, nunca é tarde para iniciar.
No entanto, é preciso saber que reorganizar a cultura é um processo de médio a longo prazo. O líder deve entender que essa mudança é lenta, feita aos poucos.
E pode, claro, contratar um consultor para gerenciar as mudanças e trazer resultados mais eficientes.
Aqui vai algumas reflexões importantes para você pensar na cultura da sua empresa. Pensar na cultura significa refletir sobre o futuro. E a maioria das pessoas sabe falar o que não gosta, mas não sabe falar o que quer.
Como você gostaria que sua empresa funcionasse? E como gostaria que as coisas acontecessem?
Geralmente as respostas para essa pergunta são genéricas. Os líderes respondem apenas ‘gostaria que fosse diferente’. Sem clareza do que é necessário para provocar mudanças em seu negócio. A maioria dos gestores estão perdidos nas urgências e necessidades imediatas. 98% deles não têm clareza do que querem para a própria vida, muito menos para o próprio negócio.
As pessoas geralmente respondem termos genéricos, palavras que vão do nada para lugar nenhum. “Quero crescer, evoluir, deixar meu legado, ser alguém melhor…”
Empresários podem dizer ‘quero que a minha empresa tenha um valor de milhões’. Mas como começar é algo abstrato na mente desses empreendedores.
Por fim, é preciso considerar que as empresas funcionam como veículos para conquistarmos o que queremos para nossa vida. Não são destinos finais. São elas que ajudam todas as pessoas envolvidas a crescerem profissionalmente, pessoalmente e financeiramente. É preciso compartilhar a prosperidade.
Tente definir seus objetivos futuros através das perguntas a seguir. Lembre-se de responder com clareza e assertividade. Respostas genéricas não geram crescimento.
O que você quer para sua vida?
O que você quer para sua empresa?
Quais comportamentos são necessários para atingir os seus objetivos?
Passos importantes para construir uma cultura organizacional
1º passo: definir o que você deseja para sua vida e para sua empresa
O que você quer para sua vida? Qual sua ambição? Geralmente as pessoas sabem o que não querem. Mas não definem o que querem.
Quando você decide o que você quer para sua vida, você consegue dar o seu melhor para sua família, empresa, clientes, amigos e para você mesmo. Se você não está em primeiro lugar, em vez de sua empresa servir sua vida, sua vida vai servir a empresa.
2º passo: Construir um storytelling
Construa uma história sobre a empresa (como começou, visão, valores, onde a empresa quer chegar, o que queremos que nosso cliente faça, saiba e sinta). E compartilhe essa história com todos os membros do seu time.
3º passo: Defina missão, visão e valores
Aproveitamos para indicar o livro “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir” do autor Simon Sinek. Esse livro pode te ajudar a definir um propósito para sua vida e para o seu negócio. A partir disso, fica mais fácil definir uma missão, visão e valor para sua empresa.
Considere que Missão, Visão e Valores não podem ser frases genéricas, algo que os donos e a equipe não saibam ou não vivam com veracidade. Além disso, toda a equipe precisa se aprofundar na missão da empresa.
Se possível, tenha documentado de maneira descritiva todos os pontos importantes para uma cultura positiva, voltada para seu negócio alcançar metas.
4º passo: Faça um planejamento de negócio anual ou semestral
A jornada do empreendedor é longa e repleta de altos e baixos. Ter um planejamento estratégico de negócio pode te ajudar a seguir em frente com objetivos traçados. O ideal é atualizar esse planejamento constantemente, no mínimo uma vez por ano.
Aqui na agência towalk, usamos essas perguntas para montar um planejamento de negócio básico:
1 - Qual é o propósito do seu negócio? Continua o mesmo? Algo mudou?
2 - Quais são as prioridades para o seu ano? O que será fundamental para o seu negócio neste ano?
3 - O que você precisará para alcançar seus objetivos?
4 - Quais são os pontos fracos e fortes do seu negócio neste momento?
Conclusão
Sua empresa precisa de processos definidos em relação à cultura organizacional. E tudo isso pode ser feito com a ajuda de uma agência ou profissional especializado em gestão de negócios.
A Agência towalk está há 11 anos no mercado aprendendo com os desafios de diversas empresas, construindo ações de branding e marketing.
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>Passos importantes para construir uma cultura organizacional