Os desafios do marketing nas cidades do interior 

No interior, tudo é arte!

Quando falamos em estratégia de marketing e branding, empresas precisam de maturidade para discutir e aplicar pautas nesse nicho. No interior, as boas práticas de gestão de marca ficam a mercê do entendimento dos gestores. E grande parte dos empreendedores estão sobrecarregados com diversas funções extras, além da gestão, que dificultam apostar em novas estratégias de crescimento.

E este problema é ainda mais estrutural: no Brasil, não somos estimulados a empreender. Independente das dificuldades, o empreendedor brasileiro é um vencedor. Já que atravessa as improbabilidades e consegue se manter no mercado, construindo impérios com a própria experiência prática. 

Mas quando o assunto é potencializar os resultados de uma marca através do marketing e branding, a mentalidade das empresas pode ser um entrave na relação entre profissionais de marketing e negócios.

O surgimento do digital complexifica ainda mais a compreensão do marketing Qualquer pessoa vai ouvir dicas de gurus da internet, visões simplistas sobre redes sociais e achar que as dicas são regras intransigíveis. Então é preciso postar todo dia, sempre no mesmo horário, produzir reels, crescer no digital organicamente ou somente através do tráfego… 

Em muitos casos, no interior, há uma carência estética que impede a aplicação de uma identidade visual estratégica e a confiança no profissional de design. O projeto do design é visto como algo desnecessário em vez de ser parte fundamental da comunicação de uma empresa, simplificado no pedido ‘faz uma arte aí’. Design não é arte, é estratégia. Pois no campo da arte, vale tudo.Vale a opinião das pessoas, no design, não precisamos de opiniões, precisamos utilizar as poderosas ferramentas do design para comunicar de maneira distinta, simples e apropriada. 

Por outro lado, empresas no interior que cultivam uma visão mais atualizada de marketing e branding podem se destacar e dominar o mercado. Há sempre dois lados da moeda. O que faz do interior um lugar em potencial para ser transformado. 

A desconfiança no branding 

Profissionais que trabalham com branding precisam estar conscientes de que estarão conversando com quem desconhece o conceito. E serão responsáveis por comunicar com êxito os benefícios dessa área. 

Há sim uma desconfiança no início, mas a prática de branding significa alinhar marca, negócio e comunicação, construindo uma imagem forte no inconsciente do consumidor. E pode ser executada desde a identidade visual da marca até as estratégias de comunicação que vão alcançar as pessoas certas. 

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