Vamos falar sobre branding e seu poder de revolucionar os negócios

No cotidiano nos deparamos com negócios e marcas diariamente. Em cada esquina e até em cada perfil de rede social, há um negócio idealizado por alguém que deseja vender cada vez mais. Mesmo assim, a maioria das pessoas por trás desses negócios ainda não utiliza estratégias de branding, responsáveis por inserir a marca no inconsciente do consumidor e construir um futuro de sucesso duradouro. 

Grandes marcas surfam ondas de branding e nunca param de evoluir. Então chegamos ao ponto crucial deste artigo: o que de fato é branding?

Branding significa exercitar a marca por meio de um conjunto de ações que expressam valores, posicionamentos e interesses de um negócio. É um exercício contínuo, representado pela partícula -ing que denota verbo no inglês. Branding é um fazer contínuo

e interminável. Isso porque queremos construir marcas que sejam perenes, ou seja, permanentes ao longo do tempo.

Branding na prática: Quem somos? O que fazemos? Por que fazemos o que fazemos? 

Tudo começa com o porquê. Por trás de todo negócio existe uma razão social. Se sua resposta é apenas: “Quero vender!”, qual a sua diferença diante de outros negócios? Nenhuma. Todo mundo quer vender. A razão social se trata da sua proposta de valor. Por exemplo, uma marca que fabrica e vende travesseiros pode ter várias razões sociais: proporcionar um sono mais saudável e confortável para as pessoas, mostrar que a saúde do sono é muito mais importante do que as pessoas pensam, conscientizar o público de que é preciso trocar de travesseiro com mais frequência para evitar acúmulo de ácaros, bactérias ou fungos prejudiciais a saúde, etc. É preciso entregar valor para a sociedade para se posicionar com relevância. 

Obviamente essa empresa precisa vender travesseiros, mas sua razão social é muito mais profunda e genuína. O branding tem como objetivo extrair o propósito de cada marca e começar e reverbera-lo por meio de estratégias de comunicação. Consegue alinhar marca, negócio e comunicação transmitindo originalidade, personalidade e presença.

Branding e design
“Faz uma arte para mim”

O design não se resume a uma peça, sempre há profundidade em sua elaboração. Se sua marca aplica branding, ela tem um conjunto visual bem definido, chamado de identidade visual. 

Para criar uma identidade visual, o designer precisa seguir uma série de etapas para compreender a marca, o concorrente, o mercado e todo o ecossistema em que o negócio está inserido. Nada é feito por opção artística, por isso o termo ‘arte’ não se encaixa muito bem aqui. A arte não precisa ter um propósito definido, e está protegida pela máxima da liberdade artística. 

O design de uma identidade visual segue premissas para ser simples, distinto e apropriado. Compreendendo exatamente como uma marca deve se mostrar ao mundo para ser compreendida pelo seu público. O design é um posicionamento visual estratégico.

Branding e resultados 

Grande parte dos nossos movimentos profissionais são feitos em busca de resultados. E a sociedade tem buscado resultados cada vez mais imediatos, alguns impossíveis de serem conquistados de maneira tão instantânea. 

Quando falamos que branding traz resultados a longo prazo é preciso ponderar que existem também resultados imediatos: a imagem da sua marca muda instantaneamente, você começa a construir mais credibilidade e atrair o tipo certo de cliente desde que começa a aplicar branding.

E com o passar do tempo, você terá ainda mais resultados. Diferentemente dos anúncios em tráfego pago, que geralmente trazem resultados mais imediatos, a curva de resultados do branding é crescente, inicia-se discretamente enquanto constrói a autoridade da marca no inconsciente do consumidor, até se destacar cada vez mais.

Em relação aos anúncios, com o passar dos anos, esses resultados se estabilizam, porque o público geral já foi alcançado. Já a estratégia de branding se torna cada vez mais forte com os anos, trazendo mais resultados para as marcas que investem na construção de conexão verdadeira com seus clientes. Não é apenas sobre ser visto, é sobre ser lembrado por meio de uma identidade única e de valor. 

O que você encontrou neste artigo: 

  • O que é branding?

  • Branding e design

  • Branding e resultados 


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